RSS

Naceu mais um na Família JEM

02 mar

O Rio de Janeiro acolheu, neste último fim de semana (25, 26, 27 de fevereiro de 2011) a caravana da JEM (Juventude Espiritana Missionária). Trinta e dois (32) jovens participaram do 3o CDL Espiritano que aconteceu na Paróquia São Cristovão de Cabo Frio. Além de jovens das duas paróquias espiritanas de Cabo Frio (São Cristovão e Nossa Senhora da Esperança), o Curso também contou com a presença de jovens das Paróquias Cristo Libertador de Angra dos Reis e Nossa Senhora das Graças de Muriqui.

O CDL Espiritano é uma leve adaptação do renomado Curso de Dinâmica para Lideres (CDL) promovido pelo CCJ (Centro de Capacitação da Juventude). Utilizamos a metodologia do CDL porque acreditamos que é uma ferramenta pedagógica eficaz que favorece o papel protagonista do jovem no processo de evangelização e da construção do seu projeto de vida. O principal objetivo destes encontros é ajudar os jovens a conhecer melhor a historia e o carisma dos missionários espiritanos que servem as suas comunidades eclesiais. Esperamos que os jovens, depois de cada curso, sejam os futuros multiplicadores do curso e se interessem mais pela Congregação do Espírito Santo. O que queremos é formar multiplicadores de multiplicadores e uma verdadeira rede de jovens interessados na historia, na missão e no carisma da nossa Congregação. Não queremos um jeito novo de ser grupo de jovens ou tirar os jovens dos seus grupos existentes, mas convidá-los a introduzir a missionariedade como um elemento no seu processo formativo.

O curso que já tinha acontecido em Governador Valadares (MG) e em São Paulo (SP) o ano passado chegou desta vez no Rio com uma equipe formada pelo padre André (Coordenador da JEM), a Irmã Francisca (espiritana), Lucas e Renato (estudantes espiritanos)e Ana Paula (Leiga Espiritana). Como sempre contamos com o apoio logístico do Centro de Capacitação da Juventude (CCJ). O padre Francisco, pároco de São Cristovão, fez questão de coordenar pessoalmente a equipe de infra e de acolhida para que tudo seja previsto e preparado. A turma do Rio nos recebeu muito bem e o Curso aconteceu com o mesmo espírito alegre, descontraído e dinâmico sem deixar de ser um encontro sério de comprometimento, de reflexão e de oração. Não podemos deixar de parabenizar o padre Dionísio que nos visitou duas vezes no sábado e no domingo para o Almoço. Tudo isso nos faz sentir na pele a dimensão do “cor unum…” A JEM é o filho mais novo da grande família espiritana da UCAL que não pode parar de crescer e de se fortalecer. “Se a Juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar…”

Ainda estão nos planos formar lideranças em Ceilandia-DF, São Paulo (zona leste), Amazonas e Acre.

Fotos em breve no skydrive. Algumas fotos já estão disponíveis no orkut (jemcssp) e no facebook (jemcssp). Para visualizar as fotos, clique no link a seguir: http://www.espiritanosbrasil.org/fotos.php?op=MostraAlb&idAlb=26ec1089482fa5eef82074a59624d343

Pe R. André, CSSp

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em março 2, 2011 em Notícias

 

2 Respostas para “Naceu mais um na Família JEM

  1. randre75

    março 2, 2011 at 15:15

    As fotos já estão disponíveis no Skydrive (MSN). Sigo o link:
    https://cid-b4d76a94827c57e7.photos.live.com/browse.aspx/CDL%20Espiritano%20Cabo%20Frio

     
  2. Mare

    março 13, 2011 at 21:21

    Entendo!

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: