RSS

Para que os jovens tenham vida – Editorial do #1 do jornal O JOVEM…

03 abr
Aqui, venho apresentar o texto que eu escrevi como "editorial" do primeiro jornal informativo da juventude da paróquia Divino Espírito Santo.
———————————
 

Para que os nossos jovens tenham vida… mais vida.

 

A primeira palavra que eu gostaria de deixar aqui é um desejo de bênção. Desejo de todo o meu coração que o Senhor da messe possa derramar as suas bênçãos de perseverança sobre a nossa paróquia em geral e sobre cada jovem em particular, nesta ocasião tão especial do nascimento deste nosso informativo, O Jovem. Que este dia, na paróquia, seja celebrado como uma vitória de todos (jovens e aqueles que acreditam no rosto jovem da Igreja). Para mim, hoje tem um gosto particular. Ele vem me lembrar da minha chegada aqui no início de fevereiro do ano passado e a prioridade claramente reassumida em favor dos jovens; entre outras urgências pastorais como a catequese e a formação de novas lideranças.

Puxa, parece que foi ontem! Como o tempo passa rápido!

Entre o DNJ 2008, seu convite para a juventude pautar as razões do seu viver e o dia de hoje em que estamos lançando o primeiro número do jornalzinho O Jovem, passaram-se exatamente cinco meses. Foram muitos passinhos dados até aqui, devagarzinho, mas na direção certa. Vamos lembrar que o nosso primeiro passo concreto foi a criação da Comissão Paroquial da Juventude (CPJ) em novembro de 2008. Esta Comissão é formada de “delegados-eleitos” dos grupos e movimentos de jovens das quatro comunidades da paróquia e constitui um verdadeiro espaço de diálogo, planejamento e formação para as juventudes da paróquia inteira.

De lá pra cá, foram cinco meses de encontros (muitos encontros mesmo…), de meditação, de reflexão e de amadurecimento do jeito certo a ser adotado a fim de que as verdadeiras e reais razões sejam bem pautadas. Também foram cinco meses de sacrifício, dedicação e lutas contra todas as formas de desânimo, verdadeiro pecado que impede o crescimento efetivo, afetivo, humano e espiritual de qualquer pessoa.

Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante", nos disse Saint Exupéry no seu Pequeno Príncipe. Assim, podemos resumir a concretização do lançamento do nosso jornalzinho O Jovem. A nossa flor acaba de nascer. É flor porque é importante para nós. É flor porque vem ao mundo à base de amor, dedicação, oração, esperança e força de vontade. É flor porque tem a vocação de um crescimento maior. No entanto, para que seja flor verdadeiramente, precisamos ter muito mais cuidado com ela a fim de que, derramando seu perfume, continue a sua dupla missão: ser um instrumento de comunicação entre os grupos e movimentos juvenis da paróquia e, sobretudo, um meio de unir as nossas juventudes, as quais deverão ser cada vez mais organizadas e fortes (Puebla). A partir de hoje, que cada dia seja uma nova oportunidade de renovar o compromisso de sermos mais um jardineiro no cuidado da rosa, O Jovem.

Deus seja louvado pela vida de cada um de vocês que acreditaram ser possível este dia, o primeiro de muitos outros dias de agradáveis surpresas. Hoje, o evento do lançamento do jornalzinho O Jovem vem nos lembrar que a caminhada será muito longa. Estamos apenas no começinho – devemos ter sempre isso em mente. Também precisaremos somar muitas forças enquanto caminhamos. Logo, não importa a sua idade, seja parceiro dos nossos jovens! Com certeza, Aquele que nos chama para esta missão estará sempre conosco (Cf. Mt 28, 20) e se formos fiéis, eu garanto que a nossa esperança será como um canto de eternaisdias melhores pra sempre.”


Deus abençoe a todos!

 Pe R. André Alcinéus, CSSp

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em abril 3, 2009 em Reflections

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: