RSS

A Campanha da Fraternidade (CF), uma proposta quaresmal…

03 abr
Mais uma vez, venho partilhar com vocês um pequeno texto que tentei escrever para o primeiro jornal informativo da juventude da paróquia Divino Espírito Santo. Este texto é sobre a Campanha da Fraternidade 2009. O título faz memória de uma intuição profunda e básica de todas as campanhas em geral: Ser uma proposta concreta de solidariedade quaresmal…
—————————————

CF 2009, Uma proposta comunitária e quaresmal…

Fraternidade e Segurança Pública, tal é o tema da Campanha da Fraternidade 2009 (CF 2009) que tem como lema uma inspiração do livro do profeta Isaías: A paz é fruto da justiça (Is 32, 17).  Este ano, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vem nos alertar sobre o assunto da segurança pública como uma necessidade atual da nossa sociedade. A final, o que é a Campanha da Fraternidade (CF)? Quando começou? Qual é o objetivo principal da CF?

Nestas breves linhas, queremos destacar alguns elementos comuns a todas as campanhas e ressaltar o objetivo principal da CF 2009. Primeiramente, a Campanha da Fraternidade (CF), realizada todos os anos pela CNBB, teve início em 1964 com temas mais ligados à Igreja. A partir de 1973, a CF começou a mostrar uma maior preocupação com a realidade social do povo brasileiro e os temas começaram a dar destaque a uma situação da realidade social que precisa ser mudada. É importante lembrar que a CF é intimamente ligada ao tempo da Quaresma, tempo forte de conversão, de mudança interior, de graça e de salvação. Portanto, a CF é “um grande instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão, renovação interior e ação comunitária… É momento de prática de gestos concretos de fraternidade…[1]” Deste modo, a CF quer ser uma grande mutirão despertadora do espírito comunitário e cristão na busca do bem comum.

E a CF 2009? Porque o tema segurança publica?

De acordo com o presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, a principal preocupação da igreja não é unicamente com a violência, mas com o "outro lado da medalha", ou seja, a segurança. Na verdade, a questão da violência foi várias vezes tratada pela CNBB e especialmente na Campanha da Fraternidade de 1983, que teve o tema "Fraternidade e Violência" e o lema: "Fraternidade, sim. Violência, não".[2]

Este ano, a CNBB pretende “debater a segurança pública, com a finalidade de colaborar na criação de condições para que o Evangelho seja mais bem vindo em nossa sociedade por meio da promoção de uma cultura da paz, fundamentada na justiça social.”[3] Isso passa por uma conscientização geral; desde os indivíduos, as pessoas, as famílias, a comunidade e a sociedade na sua totalidade. Um dos objetivos da CF 2009 é desenvolver nas pessoas a capacidade de conhecer a violência na sua realidade pessoal e social. Em outras palavras, digamos que ninguém está isento do problema da insegurança hoje no nosso mundo, tanto como vítimas, mas também como causadores de violência, por meio de atitudes diversas de desprezo, palavras duras, indiferenças e ainda mais pelas omissões.

Vítimas ou causadores; não importa! Importa sim! Eis o tempo favorável, o dia da salvação!
 
Pe R. André Alcinéus, CSSp


[1] Texto básico da CF 2008 (Fraternidade e Defesa da Vida).

[2] Falaremos, num outro número, dos temos que foram tratados pela CF do inicio até hoje.

[3] Texto básico da CF 2009 (Fraternidade e Segurança Pública)

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em abril 3, 2009 em Notícias

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: